“Avenida da ANE” está intransitável em Nampula

0
132

Nampula (IKWELI) – A avenida das FPLM no município de Nampula, norte de Moçambique, encontra-se em avançado estado de degradação, piorando com as chuvas que se fazem sentir na região desde finais de Dezembro de 2018.

No município de Nampula, duas avenidas não estão sob alçada do município local, nomeadamente a do Trabalho e das FPLM por pertencerem a estradas nacionais. Quando vivo, Mahamudo Amurane, então autarca de Nampula, tentou várias vezes persuadir a Administração Nacional de Estradas (ANE) para que a sua instituição tomasse a gestão da avenida das FPLM no sentido de torna-la decente.

A degradação daquela via tem solução a vista com as obras da reabilitação e construção da estrada Nampula – Nametil, cujas obras estão em curso pois, ela faz parte da mesma empreitada.

Os utentes já se queixam e dizem que as suas viaturas e outros meios circulantes já estão a pagar caro com a situação da estrada, entendendo-se que é mais uma estrada nos buracos e não buracos na estrada.

Na mesma avenida fica um terminal inter-distrital de transporte de pessoas e bens para os distritos de Angoche, Moma, Mogovolas, Liupo e Mogincual e com a situação os operadores vêm-se obrigados a abandonar os passageiros há uma enorme distância.

Os utentes pedem para que a parte correspondente a zona urbana seja reparada com alguma urgência, no sentido de garantir que o sofrimento das pessoas seja minimizado.

Enquanto isso, o conselho municipal de Nampula ocupa-se em tapar alguns buracos na avenida das FPLM na parte correspondente à zona cimento da urbe. (Celestino Manuel e Redacção)