Aumenta número de pessoas infectadas pelo HIV em Cabo Delgado

0
166

Pemba (IKWELI) – A seroprevalência do Vírus de Imunodeficiência Humana (HIV, na sigla inglesa) na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, aumentou em 47 porcento, no período entre 2009 a 2015, de acordo com dados do IMASIDA.

Em termos numéricos, a taxa de seroprevalência subiu de 9,4% em 2009 para 13,5 em 2015.

Essa tendência de dados, inquieta o executivo provincial, por isso que através do Conselho Provincial de Combate ao SIDA e do sector da saúde, está a promover uma campanha de mobilização contra o HIV/SIDA denominada “Esperança”.

A referida campanha tem como objectivo promover acções tendentes a dotar as comunidades de conhecimentos sobre as formas de transmissão e prevenção da doença, impulsionar a adesão a testagem voluntária do HIV e reduzir o estigma e discriminação associados a enfermidade.

O lançamento da referida campanha decorre hoje, 1º de Março, na cidade de Pemba, onde está agendada uma marcha pelas artérias da autarquia que vai desaguar na Escola Secundária Marcelino dos Santos, no bairro Josina Machel. No local está prevista uma  feira de saúde e a cerimónia oficial de lançamento será dirigida pelo chefe do Executivo Provincial, Júlio Parruque. (Delfim Anacleto)