30% de Nampula estará iluminada com energia eléctrica até finais do corrente ano

0
221

Nampula (IKWELI) – A direcção provincial dos Recursos Minerais e Energia de Nampula (DPRMEN) prevê que, até finais do corrente ano de 2019, 30% deste território estará iluminado com a energia eléctrica da rede pública nacional.

Segundo dados daquele sector, actualmente, apenas 25% da província mais populosa do país encontra-se ligada a rede pública de energia eléctrica.

Olavo Deniasse, director da DPRMEN, garantiu que pouco mais de sessenta mil novas ligações serão efectuadas ainda neste ano, mesmo diante dos constantes cortes e oscilações que a rede pública regista.

Por outro lado, a fonte avançou que o governo está, também, apostado na expansão do consumo de energias renováveis por isso, o Fundo Nacional de Energia (FUNAE) vai efectuar a colocação de três centrais fotovoltaicas de 200 quilowatts cada nos distritos de Erati, Larde e Ribáuè, de modo a fazer cobertura os locais onde a rede pública de energia eléctrica não abrange.

Dos planos, segundo o dirigente prevê-se a implantação de uma subestação na localidade de Namitória, no distrito de Angoche, e o reforço do sistema de fornecimento da cidade de Nampula com mais dois potentes transformadores.

Neste sentido, o governo está tentando correr atrás da meta da iluminação global através do acesso universal da energia em 2030. (Celestino Manuel)