Conselho Autárquico de Nampula sem dinheiro para pagar funcionários

0
153

Nampula (IKWELI) – Mais de dois mil funcionários do Conselho Autárquico de Nampula (CAN), no norte do país, ainda não receberam os seus salários referentes ao mês de Fevereiro findo devido a falta de verbas nos cofres da autarquia motivada pelo não desembolso do Fundo de Compensação Autárquica (FCA) pelo governo central.

O vereador do pelouro de Finanças, Património e Planificação da edilidade, Samuel Dias Siure, foi quem confirmou a informação à imprensa depois que rumores soavam pela autarquia desde a semana passada.

A fonte disse que esta situação dos atrasos sistemáticos no desembolso de fundos pelo governo central afecta, sobremaneira, o funcionamento normal da autarquia. Localmente, segundo Siure, com fundos provenientes da colecta de receitas próprias é possível pagar os salários dos funcionários mas, tal deve ser feito observando-se todos os pressupostos que possam afectar o funcionamento normal da entidade.

“Quando demoram esses fundos torna difícil pagar os salários aos trabalhadores. Temos um grupo de quadros do estado que recebem via fundo de compensação autárquica, e os outros que recebem através das receitas próprias. Para nós não fica bem pagarmos uns e deixar outros”, disse o vereador.

Em receitas próprias, o Conselho Autárquico de Nampula chega a colectar, diariamente, pouco mais de quinhentos mil meticais, segundo o relatório diário que tem sido publicado pela autarquia.

Siure disse que os fundos referentes a receitas próprias tem sido aplicados, ultimamente, em acções de emergência, tendo em conta a época chuvosa que se regista naquele ponto do país.

“Neste tempo que estamos, por exemplo, gastamos para situações de emergências e outras necessidades. Mas estamos a fazer diligências junto das finanças para vermos se conseguimos ultrapassar o assunto”, garantiu a nossa fonte. (Constantino Henriques)