Recenseamento eleitoral: Mais de oitocentas brigadas vão trabalhar em Nampula

0
164

Nampula (IKWELI) – O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) em Nampula, maior círculo eleitoral do país, anunciou que pelo menos 840 brigadas, dentre fixas e móveis, serão criadas no âmbito do recenseamento eleitoral que arranca a 15 de Abril corrente, com vista as eleições de 15 de Outubro do corrente ano.

Jacinto António, Chefe de Operações do STAE em Nampula, avançou, em conferência de imprensa, que 2.520 brigadistas serão envolvidos no processo de registo de eleitores em toda a província.

Segundo a fonte, a preparação do processo está numa fase bastante avançada, tendo, apenas, sofrido um adiamento em consequência do ciclone Idai que afectou as províncias do centro do país.

Jacinto disse ainda que, neste momento, decorre a contratação de empresas de transportes que terão a missão de efectuar a distribuição do material de recenseamento, bem como para suportar toda a acção de supervisão. No total, serão contratadas 235 viaturas de diferentes portes.

A fonte, cujo testemunho  temos vindo a citar, recordou, ainda em preparação do registo eleitoral, as autoridades da administração eleitoral já capacitaram técnicos para o uso dos equipamentos informáticos, com vista a evitar a interrupção do recenseamento por falta de habilidade no manuseamento dos computadores mobiles.

Jacinto disse que, olhando pelo nível de preparação, a província poderá superar as metas atribuídas ao maior círculo eleitoral de Moçambique. (Teresa Paposseco)