EUA tem novo embaixador para Moçambique

0
128

Maputo (IKWELI) – O Embaixador dos E.U.A. Dennis Walter Hearne apresentou na última quarta-feira (3) as suas cartas credenciais ao Presidente Filipe Jacinto Nyusi na Presidência da República.

Durante a cerimónia, o Embaixador Hearne expressou as suas condolências ao Presidente Nyusi e aos cidadãos de Moçambique à medida que recuperam das inundações catastróficas e efeitos climáticos do Ciclone Idai.   Ele reiterou o compromisso do Governo dos Estados Unidos em colaborar nos esforços contínuos de assistência humanitária em resposta ao Ciclone Idai, e de continuar a fortalecer as relações entre os Estados Unidos e Moçambique num amplo leque de questões nas quais as duas nações cooperam.

O Embaixador Hearne é um membro de carreira dos Serviços Superiores Diplomáticos, com a classe de Ministro Conselheiro.   Foi nomeado pelo Presidente Donald J. Trump a 7 de Janeiro de 2019 como Embaixador para a República de Moçambique.   Mais recentemente, exerceu o cargo de Alto Representante Adjunto Principal, no Gabinete do Alto Representante, em Sarajevo, Bósnia e Herzegovina.  Outros cargos de liderança sénior que ocupou incluem a de Chefe-Adjunto da Missão na Embaixada dos Estados Unidos em Cabul, Afeganistão, conselheiro sénior para o Sub-Secretário para os Assuntos Políticos e Cônsul Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Brasil.  O Embaixador Hearne fala Português e Croata.  É natural da Carolina do Norte e residente na Virgínia.   Possui uma Licenciatura em Artes pela Wake Forest University e um Mestrado em Ciências pelo National War College. (Redacção)