Tesouraria do INSS pega fogo em Nampula

0
2852

Nampula (IKWELI) – Um incêndio de grandes proporções deflagrou, no princípio da tarde de hoje, segunda-feira (15 de Abril), parte do edifício da delegação provincial do Instituto Nacional de Segurança Social de Nampula (INSS), no norte de Moçambique.

O sector da tesouraria da maior instituição de pagamento de diferentes pensões foi um dos mais afectados pelas chamas e que, até ao momento, desconhecessem os reais danos.

Segundo apurou o Ikweli no terreno, o incêndio começou por volta das 13 horas,  na casa de banho que não estava a ser usado, de seguida o fogo foi se alastrando pelo departamento da tesouraria.

Assane Isidro, funcionário de INSS afecto ao departamento de tesouraria, explicou que o momento foi de pânico e presume que o incêndio tenha sido provocado por um curto-circuito. “Foi tudo rápido! Todo departamento ficou agitado e toda instituição paralisou as actividades, porque a fumaça foi maior mas, graças a Deus não houve vítimas humanas nem feridos”, referiu a fonte.

Arone Wamba, delegado do INSS em Nampula, disse ao Ikweli que “no momento é difícil saber, de concreto, o que originou o incêndio”, não obstante aventar-se a possibilidade de se tratar de um curto-circuito.

Todavia, Wamba avançou que por agora é prematuro detalhar os prejuízos causados e que o Corpo de Salvação Pública estava, ainda, a fazer o seu trabalho e nos próximos dias será criada uma equipa de monitoria para apurar as reais causas do incêndio.

“Não é normal que do nada, uma casa de banho que não estava em uso pegue fogo, daí que precisa-se um trabalho profundo dentro da instituição”, disse Arone Wamba.

Aquele responsável acredita que se não fosse a pronta intervenção dos bombeiros o pior poderia ter acontecido. Por outro lado, a fonte acusou o empreiteiro que esteve a construir a obra de ter usado material não apropriado, sendo este um dos motivos que poderá ter precipitado a penetração do fogo. (Celestino Manuel)