Antigo director da EDM em Nampula é cabeça-de-lista da Renamo para as eleições provinciais de Outubro próximo

0
2390
Luís Trinta Mecupia eleito cabeça-de-lista da Renamo para a província de Nampula no ambito das eleições de 15 de Outubro proximo

Nampula (IKWELI) – Luís Trinta Mecupia, de 59 anos de idade, foi eleito cabeça-de-lista do partido Renamo na província de Nampula, maior círculo eleitoral do país, para as eleições provinciais de 15 de Outubro próximo.

Antigo director da empresa Electricidade de Moçambique (EDM), área de distribuição de Nampula, a luz do advento da democratização de Moçambique, Mecupia venceu a votação interna com 19 pontos, contra 17 de Maria Anastácia Xavier, candidata derrotada. Apenas estas duas figuras concorriam para serem cabeça-de-lista à governador de Nampula pela perdiz.

Reuniao do Conselho Provincial da Renamo em Nampula
Luis Trinta Mecupia e Maria Xavier

A reunião que elegeu Luís Trinta Mecupia, de 59 anos de idade, decorreu na cidade de Nampula, e participaram apenas 38 dos 50 membros que compõem o Conselho Provincial da Renamo.

“Esperava a minha eleição, na qualidade de quadro do partido, e pela confiança que eu sinto haver pelos membros deste partido. Para a frente, o desafio é me juntar com o meu grupo para delinearmos as estratégias que vão nortear a nossa campanha eleitoral”, disse Mecupia, minutos após ser eleito.

Luís Trinta Mecupia, casado e pai de 7 filhos, entrou no partido Renamo quando ainda guerrilha aos 26 anos, 1986. Depois do Acordo Geral da Paz (AGP) foi deputado da Assembleia da República, onde foi membro da Comissão Permanente.

Dentro da Renamo, o cabeça-de-lista já foi chefe do Departamento Nacional de Estudos e Planeamento, delegado político provincial em Nampula e assessor do governador de Nampula no período 1992-1994 no âmbito do AGP.

“Entrei na Renamo em 1986, na clandestinidade. O processo foi de facto muito complicado, porque havia grande risco na altura, mas deu para avançar e em 1992, depois dos Acordos Gerais da Paz (AGP), o presidente Afonso Dhlakama [já falecido] chama-me à Maringue, na primeira digressão a civis para conhecer a base central do partido”, disse a fonte, reconhecendo a confiança que o partido desde sempre manteve nele.

O cabeça-de-lista do partido Renamo para as eleições provinciais do corrente ano é engenheiro electrotécnico e psicólogo social. (Aunício da Silva e Sitoi Lutxeque)