EPC 25 de Junho no encalço do Gabinete de Combate a Corrupção

0
686
Directora da EPC 25 de Junho em Nampula, Carlota João, está no encalco do Gabinete de Combate a corrupção

Nampula (IKWELI) – Uma equipa do Gabinete Provincial de Combate à Corrupção de Nampula escalou, na manhã da última quarta-feira (24), à Escola Primária e Completa 25 de Junho para uma visita de trabalho, cujos objectivos não foram tornados claros.

A visita acontece dias depois de o Ikweli ter publicado uma notícia dando conta de várias situações de má-governação que tem palco naquele estabelecimento de ensino público, incluindo a prática de cobranças ilícitas e abuso de poder protagonizados pela respectiva directora, Carlota Julião.

Sobre Carlota Julião pesam acusações que incluem má gestão do pessoal administrativo e docente.

Nossas fontes, na EPC de Junho, asseguraram que a visita da instituição pública vocacionada em investigações e acusações em matéria de corrupção deixou alegre aos funcionários afectos a entidade visitada.

“Apesar de a reunião ter excluído muitos funcionários, e só terem participado pessoas leiais a directora, que foram previamente seleccionadas pela direcção, achamos que é um bom começo. Nós julgávamos que poderiam ser abordados assuntos que já foram denunciados pela imprensa, mas não foi isso”, disse uma das nossas fontes, a qual protegemos a sua identidade.

Outrossim, novos dados em nosso poder indicam que a directora Carlota João terá adjudicado espaços pertencentes a escola, e neste caso públicos, para a montagem de contentores de venda de bens diversos, incluindo roupa, concretamente do lado da rua Daniel Napatima. Do lado da avenida Eduardo Mondlane, também, foi montado um contentor onde funciona uma livraria e papelaria, cujos frutos não beneficiam a escola, supondo que as receitas beneficiem directamente a directora da instituição. (Sitoi Lutxeque)