Ikweli e CDD promovem desenvolvimento político e eleitoral da mulher em Nampula

0
344
Mulheres lendo jornal Ikweli no mercado central de Nampula

Nampula (IKWELI) – O jornal Ikweli, em parceria com o Centro para Democracia e Desenvolvimento (CDD), está a levar a cabo nos municípios da província de Nampula, no norte de Moçambique, uma iniciativa que promove o desenvolvimento político e eleitoral da mulher através do acesso a informação.

A iniciativa compreende a instalação de vitrinas nos mercados municipais, onde são colocadas as edições do jornal com artigos noticiosos produzidos pela equipa do Ikweli e artigos científicos produzidos pelo CDD, reportando sobre a participação da mulher nos processos eleitorais e de governação, incluindo os problemas que elas enfrentam neste processo.

As beneficiárias estão satisfeitas com o projecto e afirmam que estão a melhorar o seu nível de conhecimento sobre a participação política activa nos processos eleitorais e de governação.

“Eu estou muito feliz com este projecto. Desde que o Ikweli e o CDD colocaram aqui estas vitrinas sempre que venho ao mercado fazer compras a primeira coisa que faço é ir directo a vitrina e ler as novidades do país”, disse Memuna Jamal, residente do município de Angoche.

Mulheres no mercado central de Nampula
Mulheres no mercado central de Nampula lendo o jornal

Catarina Victor, munícipe de Nampula, aponta que “esta iniciativa devia continuar e ser multiplicada por vários outros pontos. Eu, por exemplo, quando chega o tempo em que vou a machamba e saiu da cidade fico aflita porque não tenho onde me informar, por isso quero agradecer-vos por este presente”.

Na vila autárquica de Malema, uma senhora anotou que “o acesso a informação aqui era coisa de outro mundo, mas agora já podemos saber o que se passa na nossa província e no país em geral por causa do jornal Ikweli e o CDD”. (Redacção)