Aos 95 anos morre Robert Mugabe vítima de doença e da idade

0
188
Robert Mugabe morreu vítima de doenca em Singapura

Singapura (IKWELI) – Robert Mugabe, o primeiro presidente zimbabueano pós-independência, morreu aos 95 anos de idade, noticia a imprensa internacional na manha desta sexta-feira (6 de Setembro).

Mugabe, segundo notícia avançada pela BBC e confirmada por fonte familiar, morre dois anos após deixar de forma ingloriosa a presidência do Zimbabwe.

Através da sua conta na rede social Twitter, Emmerson Mnangagwa, sucessor do finado confirmou a morte do ditador, que começou herói para o seu povo e terminou saindo pela porta dos fundos.

“É com muita tristeza que anuncio a morte do pai fundador e ex-presidente do Zimbabwe, major Robert Mugabe”, lê-se no post de Mnangagwa

O antigo presidente encontrava-se internado em Singapura desde Abril último, e as suas últimas aparições, em redes sociais, foram sempre por cima de cadeira de rodas e ladeado da sua família.

Pertencente à etnia shona e antigo professor, Mugabe foi secretário-geral da União Nacional Africana do Zimbabwe (Zanu) a partir de 1963. Preso entre 1964 e 1974 pelo governo de minoria branca, fundiu o seu partido em 1976 com a União do Povo Africano do Zimbabwe (Zapu) de Joshua Nkomo, dominada pela etnia ndeble, dando lugar à criação de uma Frente Patriótica. As duas organizações lutaram juntas contra o governo da minoria branca de Ian Smith e, a partir de 1979, contra o governo de transição de Abel T. Muzorewa. Com a esmagadora vitória nas primeiras eleições do Zimbabwe independente, em 1980, Mugabe foi eleito primeiro-ministro e, com a introdução do sistema presidencialista em 1987, tornou-se presidente do país. Foi reeleito em 1990 e 1996. (Redacção)