Governador de Nampula receia alastramento dos ataques armados de Cabo Delgado para a província que dirige

1
893
Victor Borges tem medo de tensao chegar a Nampula

Nampula (IKWELI) – O governo da província de Nampula receia que os ataques armados perpetrados por insurgentes na vizinha província de cabo Delgado se alastrem, a qualquer momento, para a província de Nampula, por esta partilhar limites com os distritos actualmente alvos de ataques de insurgentes, e quer que a Polícia da mais populosa província do país fique em alerta.

De acordo com Victor Borges, falando recentemente por ocasião da abertura do XXI conselho provincial da PRM em Nampula, os confrontos que estão a tirar vida a inocentes e causar intranquilidade naquela região, também, constituem ameaça para a província de Nampula.

Para o governante, a Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula deve estar em alerta para a escalada de qualquer situação de perturbação da ordem e tranquilidade públicas, como forma de evitar o alastramento das bases e desmandos dos insurgentes.

O chefe do executivo da província de Nampula quer que a corporação continue a pautar pela intensificação das reuniões de ligação polícia – comunidade, no sentido de incentivar cada vez mais as populações a denunciarem indivíduos com condutas duvidosas.

Por outro lado, o governador da província de Nampula condenou os ataques armados na zona centro do país, cuja autoria as autoridades policiais atribuem a autoproclamada Junta Militar da RENAMO, liderada por Mariano Nhongo, por considerar que estão e poderão retardar o desenvolvimento do país.

“O diálogo é a melhor via de resolução de qualquer problema que seja, daí que os insurgentes e os homens da auto-proclamada Junta Militar da Renamo devem respeitar as leis em vigor neste país”, disse Borges, semanas antes de deixar a direcção do executivo da mais populosa província de Nampula.

O XXI conselho provincial da PRM em Nampula, cuja abertura foi efectuada por Victor Borges, decorreu entre os dias 16 e 17 do mês em curso sob lema “Comando Provincial da PRM de Nampula, aprimorando estratégias junto as comunidades para a garantia da ordem e segurança pública, no quinquénio 2020-2024”. (Celestino Manuel)