Pesca contribui com mais de 3 mil milhões de meticais nas receitas de Nampula

0
187
Actualmente os cidadaos consomem muito pouco peixe e abaixo da media recomendada pela OMS

Nampula (IKWELI) – Já em momento de balanço sobre o empenho das instituições públicas, a colecta de receitas para os cofres do estado começa a ser motivo de gabarito entre os vários sectores, e o da Pesca tem tudo para se vangloriar, pois contribuiu no corrente ano de 2019 com 5% na estrutura económica provincial.

De acordo com Tomé Capece, director do Mar, Águas Interiores e Pescas de Nampula, os subsectores da pesca artesanal, aquacultura e pesca industrial contribuíram com mais de 3.000.000.000,00Mt (Três mil milhões de meticais) nas receitas do estado na província mais populosa do país e com uma enorme costa.

Ontem, quinta-feira (19), a cidade de Nampula acolheu a reunião de co-gestão das pescas, juntando, na mesma sala, os diversos actores do sector. “É um crescimento que estamos a registar, e o desafio é irmos aumentando, porque a pesca é relevante e abrange muitas pessoas ao nível da costa marítima”, disse Capece.

Ainda com estes números, a situação do sector ainda não é das melhores, pois, os habitantes locais ainda consomem muito pouco o peixe, e a província está abaixo da média per capita nacional, que é de 18 quilogramas por ano por habitante. (Constantino Henriques)