Detidos 18 surumáticos em Nampula

0
3085
A PRM pegou consumidores e vendedores de suruma em Nampula

Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique (PRM) exibiu na manha desta segunda-feira (13), na cidade de Nampula, dezoito indivíduos indiciados de consumo e venda de cannabis sativa, vulgo suruma.

Contra o mesmo o grupo pesa acusações de furto e assalto em estabelecimentos comerciais protagonizados na chamada capital do norte.

Segundo Zacarias Nacute, porta-voz da PRM em Nampula, na posse do grupo foram apreendidas três quilogramas de suruma, numa operação que, também, envolveu o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC).

Um dos indiciados é desmobilizado de guerra, de 56 anos de idade, e vive no bairro de Carrupeia, disse a imprensa que esta é a primeira vez que cai nas malhas da corporação, mas que vende suruma há mais de cinco anos.

“Eu vendo suruma para alimentar aos meus quatro filhos e manda-los a escola. Também, quando fico muito tempo sem fumar sinto-me mal”, disse o indiciado.

Um outro detido disse que está no negócio há mais de dois anos e recebe o produto a partir da província de Cabo Delgado, mas esta é a sua segunda detenção pela polícia.

No grupo dos detidos está uma menor de 17 anos de idade, cuja identidade, também, a omitimos por presunção de inocência, ainda que confesse que “fui encontrada na casa do meu namorado. Eu, ele e o amigo fomos todos recolhidos”. (Celestino Manuel)