Situação epidemiológica: Chuvas colocam em posição assustadora cinco distritos de Nampula

0
405

Nampula (IKWELI) – As chuvas que se fazem sentir na província de Nampula, no norte do país, desde a segunda metade do mês de Dezembro último colocaram em situação epidemiológica assustadora cinco distritos, face ao registo de doenças de origem hídrica.

Trata-se dos distritos de Angoche, Erati, Larde, Memba e Ribáuè considerados como sendo críticos pelas autoridades de saúde da mais populosa província do país.

De acordo com Felisberto Muteia, chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, na direcção da Saúde de Nampula, durante as duas primeiras semanas do corrente mês de Janeiro, o distrito de Erati registou a ocorrência 102 casos de diarreia, contra 34 de igual período comparativo, Larde registou 111 casos contra 55 de 2019, Memba com 90 contra 55 e Ribáuè com 41 casos contra 17 do mesmo período no ano passado.

No seu todo, a província registou 1.370 casos de diarreias, uma cifra que representa uma redução na ordem dos 17% quando comparado com as ocorrências da mesma doença no ano de 2019.

Muteia garante que não se registou nenhum óbito em Nampula, em consequência destas diarreias.

Para contornar esta situação, a Direcção Provincial de Saúde em Nampula está a desenvolver varias acções, com destaque para palestras nas unidades sanitárias, e ainda acções especiais nos distritos cuja situação é considerada como sendo assustadora.

A grande preocupação do sector, Segundo Felisberto Muteia, é o facto de as diarreias estarem a se registar em adultos. “As pessoas adultas sabem se cuidar, então se são as mesmas que apanham a doença isso constitui uma grande preocupação, porque facilmente podem contaminar as crianças”. (Celestino Manuel)