Mais uma vez desrespeitado luto nacional em Nampula

0
2008
A casa do governador manuel rodrigues nao respeitou o luto nacional

Nampula (IKWELI) – Ao fim de dois dias do luto nacional decretado em homenagem ao antigo Primeiro-Ministro (PM) moçambicano, Mário da Graça Machungo, falecido na semana passada em Lisboa, algumas instituições públicas em Nampula decidiram não respeitar a decisão.

Em cumprimento desta decisão, do Conselho de Ministros, ficou decido que a bandeira esteja em meia haste, sendo a medida mais visível da homenagem.

A residência protocolar do governador Manuel Rodrigues, o Instituto de Ciências de Saúde de Nampula (ICS), as antigas instalações da direcção da Saúde, Mulher e Acção Social de Nampula (actualmente Inspecção Provincial da Saúde) e a Escola Primária e Completa 7 de Abril são exemplos de instituições públicas que decidiram ignorar a medida, ao hastearem, no seu todo, a bandeira nacional.

Inspeccao provincial da saude de Nampula

O estranho é que todas estas instituições públicas localizadas no centro da cidade de Nampula confrontam-se, frontalmente, com outras que respeitaram a medida.

Esta situação de desrespeito por decisão de luto nacional remota do anterior evento similar, com a morte do herói nacional Marcelino dos Santos, em que, igualmente, as instalações do gabinete do Secretário de Estado de Nampula, Mety Gondola, não respeitou da decisão, até o Ikweli ter noticiado o facto. (Texto: Sitoi Lutxeque *Foto: Hermínio Raja)