Cólera afecta quatro distritos de Nampula e já fez um óbito

0
527
Ja se registam mortes por colera em Nampula

Nampula (IKWELI) – Nas últimas duas semanas, pelo menos uma pessoa morreu vítima de cólera e perto de 349 reagiram positivas nos testes efectuados em quatro distritos da província de Nampula, norte do país.

Trata-se dos distritos de Memba, Nacala-a-Velha e Mogovolas, bem como a cidade de Nampula. Foi na vila de Nametil, sede do distrito de Mogovolas, onde se registou o óbito, segundo anunciou Suleimane Isidoro, médico – chefe provincial de Nampula.

Em conferência de imprensa realizada na manha desta quinta-feira (27), o Doutor Isidoro avançou que em outros quatros distritos regista-se um surto de diarreia, nomeadamente Monapo, Larde, Meconta e Ribáuè.

“Confirmamos que há casos de cólera nos distritos de Nampula, Mogovolas, Memba e Nacala-a-Velha. As amostras enviadas aos laboratórios deram positivo para um cumulativo de 16 nas últimas duas semanas. Entretanto, nas últimas 24 horas deram entrada nos centros de tratamento 13 doentes, enquanto em termos cumulativos outros 29 estão internados nos quatro distritos onde a doença eclodiu”, precisou a fonte, para depois avançar que “em termos cumulativos registamos 349 casos de cólera nos quatro distritos já mencionados”.

Suleimane Isidoro disse que, em relação as pessoas que foram diagnosticadas com diarreias agudas, “estamos a fazer o seguimento e os afectados estão isolados. Nessas zonas existe o cumulativo de 128 doentes sendo que 49 estão internados, nos centros que criámos”.

Por outro lado, a mesma fonte fez saber que, pelo menos 10.160 casos de diarreia foram registados nas últimas seis semanas, contra 11.373 de igual período comprovativo.

“Registamos uma redução de 11 por cento dos casos que ocorreram nos distritos de Nampula, Memba, Mogovolas, Nacala-a-Velha, Larde, Ribáuè, Meconta, Nacarôa e Monapo”, concluiu. (Redacção)