Covid-19: Pelo menos 25 pessoas cumprem quarentena em Nampula

0
607
Pelo menos 25 pessoas foram colocadas em quarentena

Nampula (IKWELI) – Pelo nomes 25 pessoas, de um total de 1.554, rastreadas cumprem a medida de isolamento (quarentena) na cidade de Nampula, alguns dos quais provenientes de país com confirmação da pandemia.

Na manha da última quarta-feira (18), o Sindicato Nacional de Jornalista em Nampula organizou uma sessão de reflexão e esclarecimento com especialistas na matéria, no sentido de garantir que os escribas saibam informar aos cidadãos sobre a pandemia com precisão.

Neste período, as entidades competentes indicam que do total dos rastreados, 42 são provenientes de países onde a pandemia está a sufocar a população e os governos, e que 17 indivíduos que foram submetidos a quarentena foram libertos.

Américo Barata, chefe do Departamento de Saúde Pública na Direcção Provincial da Saúde de Nampula, disse que é fundamental que o jornalista esteja bem informado para saber informar devidamente ao público.

“Nos preocupa ter estado a ouvir e verificar que há informações não muito correctas. Mais do que informar, educar e comunicar a comunidade tem-se estado a criar desinformações e desestabilidade, o que acaba não permitindo que as pessoas concentrem-se em obter informações dos procedimentos para se prevenir. E pensamos que com esse encontro vai se melhorar  bastante a forma de comunicar sobre a pandemia do novo coronavírus que tem estado assolar todo mundo”, anotou Barata.

A fonte concluiu afirmando que a aplicação das medidas de prevenção deve ser desde já,  lavando as mãos com água e sabão sempre que estiver fora de casa e evitar contactos directos com as outras pessoas. (Elisabeth José)