Estabelecimentos hoteleiros poderão encerrar em Nampula por causa do coronavírus

0
424
Ja nao ha hospedes nos hoteis de Nampula

Nampula (IKWELI) – Um total de 667 estabelecimentos turístico na província de Nampula, no norte do país, poderá encerrar as portas em consequência do novo coronavírus, covid-19, segundo dados fornecidos pela Repartição de Estudos e Planificação da direcção provincial da Cultura e Turismo.

Igualmente, de acordo com chefe do sector, Diamantino Manuel, nos últimos dias várias reservas que tinham sido marcadas nos distritos da Ilha de Moçambique, Nacala-Porto e na cidade de Nampula foram canceladas.

Esta situação poderá colocar no olho da rua vários trabalhadores, e o impacto na vida das famílias e receitas do estado, também, poderá ser grave. “Quando os estabelecimentos encerrarem são pessoas que poderão perder o emprego”, disse a fonte.

Dados constantes da base de informação da direcção da Cultura e Turismo referem que, pelo menos, na cidade de Nampula, um estabelecimento decidiu encerrar as suas portas, o que vai implicar o despedimento de 100 trabalhadores.

Referente aos movimentos de hóspedes a província de Nampula registou, de Janeiro a Março de 2020,   um total de 440 hóspedes, dentre eles 40 estrangeiros e 400 nacionais. E quando comparado com o mesmo período do ano passado arrola-se um decréscimo, onde foram registados 17.321 hóspedes, entre eles 6.274 estrangeiros e os restantes nacionais.

Face a esta situação, o chefe da Repartição de Estudos e Planificação da direcção provincial de Cultura e Turismo avança que a taxa de ocupação neste momento situa-se em 6% com uma estadia média de um dia, contra 57 por cento do mesmo período do ano passado. Todavia, maior parte dos hóspedes que se encontra nos estabelecimentos estão alojados em regime de contrato de longo prazo.

O entrevistado deu a conhecer que a receita arrecadada no sector privado do turismo decresceu acima de 100 por cento quando comparado com o ano transacto, ou seja, neste primeiro trimestre que está prestes a terminar o sector privado arrecadou cerca de 1.760.000.00Mt (um milhão, setecentos e sessenta mil meticais), enquanto que no mesmo período do ano passado foram arrecadados 69.284.000.00Mt (sessenta e nove milhões, duzentos e oitenta e quatro mil meticais). (Esmeraldo Boquisse)