AJUDEMU apoia pessoas carenciadas e vendedores de mercados a prevenirem-se do coronavírus

0
214

Nampula (IKWELI) – A Associação Juvenil para o Desenvolvimento de Murrupula (AJUDEMU), no norte de Moçambique, tem vindo a empreender esforços no sentido de prover recursos para a higienização e prevenção contra o novo coronavírus, a covid-19, para pessoas carenciadas e vendedores de mercados.

De acordo com Iassito Kamuendo, director executivo da AJUDEMU, na semana passada, a organização que dirige montou tambores de água e disponibilizou detergentes e sabão para a higienização dos vendedores do mercado da Cavalaria, na cidade de Nampula.

Também conhecido como sendo “na descida”, o mercado da Cavalaria é dos mais antigos espaços informais de venda de roupa usada da segunda mão, bem como materiais diversos para quase todas as áreas, incluindo de construção civil.

A iniciativa, segundo Kamuendo “é garantir que as pessoas que ali desenvolvem as suas actividades de venda de produtos diversos estejam protegidas, porque o mercado da Cavalaria é grande e muito frequentado por gente de diversos extractos sociais”.

O nosso interlocutor fez saber ainda que “ao nível do distrito de Murrupula temos estado a promover diversas acções para garantir que os mais desfavorecidos possam ter alguns meios de subsistência nesta fase difícil da vida de qualquer cidadão”.

O director executivo da AJUDEMU avançou ainda que para além da oferta de meios materiais, a organização tem estado a promover o acesso a informação através de debates e sessões de informação nas redes sociais, de forma que a informação útil chegue a mais pessoas. (Redação)