Em TIC’s e 5G: HUAWEI gradua 50 estudantes universitários em Moçambique

0
42

Maputo (IKWELI) – Numa cerimónia dirigida pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, e contou com a presença do Embaixador da China em Moçambique,Wang Hejun, e o CEO da HUAWEI para Moçambique, realizou-se no dia 9 de Novembro de 2010, a mesma teve lugar num dos hotéis da capital do País, foram graduados 50 estudantes universitários, provenientes de todas as províncias do País.

Ao todo foram 800 estudantes que se candidataram a nível nacional no programa da Huawei denominado: ‘’Seeds of The Future’’ ou seja ‘’Sementes do Futuro”, destes 800 foram selecionados 50 estudantes. o programa tem como objectivo identificar, encaminhar os talentos que despontam na área das tecnologias de informação e comunicação.

Este ano devido a pandemia que assola todo Mundo, COVID-19, o treinamento foi ministrado virtualmente, que para além dos 50 estudantes universitários da parte de Moçambique, participaram também estudantes da Bélgica e Luxemburgo.

O Ministro dos Transportes de Comunicações, instou os estudantes a não se deixarem cair no esquecimento, pois dos conhecidos tidos na formação devem servir como ferramenta principal de contributo do desenvolvimento do País, especialmente das suas zonas de origem, enquanto que o CEO da Huawei para Moçambique mostrou-se feliz por em ver todos os selecionados a serem certificados depois da conclusão da formação com sucesso, o mesmo frisou que o conhecimento que estes obtiveram é apenas uma pequena amostra do que mais eles podem aprender.  E espera que este conhecimento ajude aos graduados a verem como diferentes tecnologias se encaixam na construção de um Moçambique digital, e que também ajude aos graduados a identificarem em qual área eles desejam estudar mais e, em seguida, trabalhar.

Dos 50 estudantes graduados, 10 estudantes se notabilizaram como melhores da formação. E para no próximo ano, 10 estudantes serão seleccionados e formados na República Popular da China no âmbito do mesmo programa. (Redação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here