Cinco roceadores expulsos por desvio de insecticidas em Nampula

Nampula (IKWELI) – Pelos menos 5 roceadores dos distritos de Nampula e Eráti, no norte de Moçambique, foram expulsos da campanha de pulverização intra-domiciliária contra o mosquito causador da malaria, em curso na região, indiciados de desvio de insecticidas.

De acordo com Geraldino Avalinho, chefe do departamento de Saúde Pública em Nampula, os indiciados traficavam o material a produtores de hortícolas, e faziam-no durante a pulverização nas residências dos interessados.

“Nós temos um cumulativo de cinco ressoadores, sendo um no distrito de Eráti e quatro em Nampula, que desviaram insecticidas. Após a descoberta eles devolveram e, finalmente, foram afastados no processo de pulverização para desencorajar os outros que fazem parte do grupo. Infelizmente, alguns desviam para usar nas horticulturas ou em outras actividades que consiste na eliminação de insectos ou vectores”, informou a fonte.

Daí, “queremos desencorajar alguns cidadãos que, infelizmente, forjam os nossos roceadores a desviarem o insecticida que é usado para a pulverização intra-domiciliária para a prevenção da malária, visto que este produto foi adquirido olhando para aquilo que é o número de casas que devem ser abrangidas até ao final deste processo”, prosseguiu Avalinho.

Aquele responsável da Saúde Pública nos serviços provinciais de Assuntos Sociais de Nampula, deu a conhecer que não foram identificadas as pessoas que forjaram os roceadores a desviarem o insecticida. No entanto, chama atenção aos líderes comunitários no sentido de vigiarem esta prática, de maneiras que o produto adquirido pelas autoridades seja suficiente para o número de casas previsto para pulverizar.

O que acontece é que “quando um roceador sai ao campo com um determinado número de pacotes de insecticida, sabemos quantas casa ele poderá abranger com aquela quantidade. Neste sentido, no fim de trabalho, ele volta com uma ficha onde reporta o número de casas que foram abrangidas o que deve ser igual ao número de pacotes usados. Aliás, o stock deve ser algo que justifique o seu desempenho e uso de insecticida quando comparado com o que ele terá levado”.

Outrossim, “acontece que alguns perderam o controlo, tendo em conta que os líderes comunitários têm a responsabilidade de assinar as fichas de forma a confirmar que os roceadores pulverizaram um certo número de casa. Porém, há roceadores que não apresentam as suas fichas aos líderes comunitários, facto que nos chama atenção”.

De referir que na província de Nampula, as autoridades da saúde pretendem pulverizar 647 (seiscentas e quarenta e sete) residências num universo de 2.955,402 (duas milhões, novecentas e cinquenta e cinco mil e quatrocentas e duas) pessoas, na presente campanha que vai abranger oitos distritos, nomeadamente, Eráti, Nampula, Ribáuè, Nacala-Porto, Angoche, Monapo, Malema e Meconta.

A nossa fonte conclui que a escolha desses oito distritos se deve ao facto de serem as regiões que, nos últimos dois anos, apresentaram casos elevados de malária, o que preocupa as autoridades governamentais desta província e o seu lançamento foi feito no distrito de Eráti.(Esmeraldo Boquisse)

Hot this week

Nampula celebra Dia do Professor com revolta dos profissionais

Nampula (IKWELI) – As celebrações do Dia do Professor...

E o director da escola básica de Lalaua Velha enforcou-se nas véspera do 12 de Outubro

Nampula (IKWELI) - O director da Escola Básica de...

Nacala: ANAMOLA nega que seus membros estejam a ser perseguidos

Nampula (IKWELI) – O coordenador distrital do partido Aliança...

Governo ainda deve mais de 68 milhões de meticais em subsídios de funeral a professores

Nampula (IKWELI) – O Governo de Nampula continua a...

Paróquia investe 400 mil meticais em furo de água em Nampaco 

Nampula (IKWELI) – A Paróquia Santa Maria de Namicopo,...

Topics

Nampula celebra Dia do Professor com revolta dos profissionais

Nampula (IKWELI) – As celebrações do Dia do Professor...

Nacala: ANAMOLA nega que seus membros estejam a ser perseguidos

Nampula (IKWELI) – O coordenador distrital do partido Aliança...

Paróquia investe 400 mil meticais em furo de água em Nampaco 

Nampula (IKWELI) – A Paróquia Santa Maria de Namicopo,...

Chapo desafia Macete a fortalecer a pesquisa científica na UniLúrio 

Nampula (IKWELI) – O Presidente da República (PR), Daniel...

Giquira alerta que não quer favoritismo na atribuição do FDEL

Nampula (IKWELI) – O Presidente do Conselho Municipal da...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img